Aprenda 6 Verdades sobre Homeopatia
- Ronise Duarte
- Jun 27, 2017
- 4 min read

1) O que é Homeopatia?
Falar de Homeopatia é mergulhar em um vasto e poderoso universo, mas talvez possamos ter a humildade de dizer que é uma medicina que “permite que venha de dentro, e que venha de cada um, no processo de cada um”, semelhante ao parto – é vir de dentro, é um processo de cada uma, é nascer literalmente e renascer em sua força, em seu melhor, em sua vida e na vida de quem nasce.
A mais importante lei da Homeopatia é a Lei dos Semelhantes, lei natural de cura, Similia Similibus Curentur, ou seja, os semelhantes curam os semelhantes. A prescrição homeopática representa método que adapta à totalidade sintomática da pessoa uma substância capaz de provocar um conjunto de alterações que permitem confronto de semelhança, entre o estado de doença artificial, provocado pela substância, e o estado de doença natural, desenvolvido pela pessoa. O organismo é chamado a retomar seu equilíbrio, a reagir naturalmente, no seu tempo, e com o que ele dispõe no seu processo, de forma particular.
2) Como a homeopatia se diferencia da alopatia?
Está aí a individualidade em usar homeopatia, ela é única para cada pessoa, e isso permanece mesmo sendo em um trabalho de parto. E quanto ao campo de atuação da medicação? Mental e curadora, fisicamente e pontualmente certeira, basta um olhar apurado, detalhado, puro, fiel e verdadeiro do homeopata, que essa medicina atuará na totalidade do ser, respeitando seus limites e seu tempo.
Enquanto a alopatia se define como o método de tratamento em que o contrário atua no contrário, a sua busca é sempre paliativo, as medicações são fórmulas químicas, e o foco é a doença e não o doente.
3) Quando a homeopatia é prescrita, em quanto tempo é possível sentir o resultado?
Sendo uma terapêutica com olhar holístico do ser, que busca a cura, será indicada em qualquer fase da vida, tanto para o nível físico quanto para o mental, e seu tempo de ação no organismo dependerá em que situação a pessoa atendida está, como o objetivo sempre será a cura, se for casos agudos será muito rápida, quase sempre logo após algumas doses, isso em 1 a 2 dias, e se tratando de cronicidade de penderá o tempo de resposta de reação do organismo atendido para esse chamado à cura.
4) Em qual nível biofísico a homeopatia atua?
Em toda a essência do organismo a ser tratado, a atuação vem de dentro pra fora, uma vez confrontados os sintomas apresentados pelo paciente com a substância, semelhante a esses, o organismo desperta imediatamente para reestabelecer seu equilíbrio em todos os níveis buscando seu estado único e natural de ser.
5) Qual a relação da homeopatia com a memória da água?
O modelo proposto para explicar a forma de funcionamento do medicamento homeopático é o modelo de memória da água ou mais tecnicamente falando, Transferência de Frequência Farmacológica (TFF).
A Água tem Memória, se dispõe geometricamente conforme cada soluto que entra em contato com ela, mesmo esse não estando mais presente, isso em física quântica chamamos de Domínio de Coerência, tema esse de trabalhos científicos, exposto por diversos cientistas, entre esses Luc Montagnier- Co descobridor do vírus da SIDA.
As informações eletromagnéticas da molécula inicial, que entra em contato com a água são aprisionadas nos agregados de milhões de moléculas de água, significa que a água tem a capacidade para armazenar e transmitir informações, e isso é uma verdadeira revolução intelectual e científica e as consequências serão imensas, isso faz com que possa desempenhar no nosso organismo um papel muito mais importante do que aquele que se pensava.
6) Como a homeopatia pode ajudar a mulher na gestação, parto e pós parto?
Nascer é da natureza humana e, se estamos longe dessa leitura, a homeopatia irá acordar, chamar nosso organismo a esse processo natural e fisiológico, ajudar a mulher a acessar seu inconsciente, o inconsciente coletivo do nascimento. O uso dela no processo perinatal tem seus encantamentos e talvez uma das curas mais profundas em questões de nascimentos e renascimentos, pois age onde ninguém vê e o resultado é nítido.
Essa terapia holística, além de organizar o corpo físico da mulher para os desconfortos naturais e individuais do período, age na preparação mental dessa mulher para seu renascimento, deixando de ser filha para nascer como mãe (mulher), curando feridas emocionais que possam ter ficado impregnadas desde o seu nascimento e que, se não curadas, aparecerão em seu parto, em muitos casos.
A mulher, mãe, guerreira, parturiente, instintiva, precisa estar entregue, empoderada, preparada para esse grande e lindo ritual. Assim, quando o Trabalho de Parto e o Parto chamarem esse corpo à mais remota e primitiva entrega, à partolândia, ao simbólico nascer, verdadeiro renascer, fisicamente o corpo responderá como a natureza o fez pronto para agir.
Estando essa mulher consciente do seu processo, pois é esse despertar que virá, o pós parto será de acolhimento e descoberta dessa nova mulher, conexão com esse novo ser e entrega para esse processo, com isso a amamentação será favorável e de mais fácil adaptação. E mesmo a mulher que não fez o uso da homeopatia em sua gestação ou em seu parto pode vir a se beneficiar dela em seu pós parto, em todos os níveis de sua profunda atuação, e isso refletirá no bebê, recém nascido, que muitas das vezes não é à ele que deve ser ministrado a homeopatia e sim à mãe, pois esse é seu reflexo, de busca de cura de sua criança interior ferida, psicologicamente falando.
Deixe seu comentário ou dúvida abaixo, ou se preferir escreva para nós: homeopatianoparto@gmail.com

Comments